Projeto RE-WORD-IT

As Histórias em 77 Palavras foram, ao longo dos anos, evoluindo e, de certa forma, provocando novas ideias e novos rumos. O resultado desta ideia e a entrada na minha vida da Isabel Peixeiro (responsável pelo GrandesHistóriasMãosPequenas) e da Rosário Padinha Ribeiro (que já conhecem daqui) revolucionou a visão e objetivo do nosso trabalho e fez crescer algo transversal à escrita. 

 Apresento-vos o projeto RE-WORD-IT – Brincar a sério com as palavras. Dirigido a adultos, jovens e crianças, o RE-WORD-IT reforça o processo de aprendizagem ao longo da vida através da escrita e da leitura, do estímulo da criatividade e do desenvolvimento de competências nas técnicas de atenção, concentração, memória, leitura em avanço e audição interior.

Razões para Ler - dois livros para o ensino e a terapia

rz p ler capa 1 

RAZÕES PARA LER ― As metáforas e o seu poder

As histórias metafóricas tocam-nos no consciente e no inconsciente, produzem efeitos a nível emocional. Porquê? Porque trabalham a empatia. Porque estimulam a curiosidade e a criatividade. Porque nos permitem contemplar novas perspetivas. E isso é aprender. É crescer. Precisa de mais razões para ler?

rz p ler capa 2 

RAZÕES PARA LER ― Voltando a falar de metáforas

As histórias metafóricas têm um poderoso efeito em nós, tanto a nível emocional como subconsciente. Porquê? Porque se prestam a muitas interpretações, sempre as de que precisamos ao ouvi-las. Porque nos levam a entender o outro e, assim, a entender quem somos. E isso é aprender. É crescer. Precisa de mais razões para ler?

Artigo na revista da APP

 Santos, Margarida Fonseca (2019), "Histórias em 77 Palavras ― um caminho para escrever e ler melhor". In Palavras. Lisboa: Associação de Professores de Português, pp. 43-47.

Histórias em 77 Palavras ― um caminho para escrever e ler melhor

Resumo

O blogue das 77 Palavras nasceu da necessidade de motivar os alunos para a escrita, envolvendo-os na construção de textos e levando-os até ao verdadeiro trabalho literário, ou seja, à revisão e apuramento da escrita. Com este propósito, são lançados desafios de escrita que vão melhorando, a cada desafio, a escrita dos alunos. Esses desafios partem de constrangimentos, como letras ou palavras obrigatórias, por exemplo, ou são mais livres, usando frases ou imagens como motores de escrita. Outro efeito deste trabalho constata-se quando, à medida que progridem na escrita, desenvolvem gosto pela leitura, centrando-se no «como se conta uma história», apreciando a escrita em si.

Continue a leitura

Apoio às Escolas ― jan-fev 2020

Olá a todos, Bom Ano!

Cá estamos nós de novo de volta aos desafios.

Desta vez, explicarei em cada um a sua utilidade e as possibilidades de trabalho.

Não se esqueçam que o verdadeiro trabalho literário é o da revisão e reescrita, digam aos vossos alunos para que escrevam mais palavras, para depois saberem onde cortar, encontrando vícios, ou palavras repetidas, ou possessivos que não são precisos, etc. É aqui que reside a aprendizagem com as «Histórias em 77 Palavras».

Continue a leitura

Dezembro a escrever

Vamos lá ver se aparecem textos destes desafios - são capazes de pôr as cabeças a ferver e os rostos a sorrir!

Desafio nº 190 - vocabulário e letras menos usadas

Vamos lá dar a primazia a duas letras: o J e o B.
 Tem de aparecer alternadas e sempre com 3 palavras pelo meio:  
Belmira não queria mesmo jantar, detestava caldo de beterraba e mesmo que juntasse cenoura………
É divertido, a sério que é!
Desafio nº 190 ― de 3 em 3, B ou J
 

Desafio nº 189 - trabalhar o ritmo do texto... sem medo

Que tal trabalhar hoje o ritmo do texto? Vamos escrever um texto onde a palavra «medo» aparece a cada quatro, cinco ou seis palavras ― vamos fazê-lo num texto que, ao ser lido, demonstra uma pressa amedrontada, ou um medo cómico, ou até um medo sublimado!
Desafio nº 189 ― muito medo…